top of page

DESTAQUE

Receba Nossas Notificação

DEBATE

O QUE É O

DEBAT DE FATO

WhatsApp%20Image%202020-03-28%20at%2013.

O "Debate de fato" surge como iniciativa de três amigos que, embora divergindo em muitos aspectos, compreendem a importância do diálogo e do debate respeitoso para o enriquecimento de nossa visão de mundo.

A Filosofia, sabemos, surgiu na Grécia, atingindo seu apogeu em Atenas, lugar de efervescência intelectual pelo poder da palavra. Na ágora ateniense os cidadãos se reuniam para debater questões que diziam respeito à comunidade e, consequentemente, às suas próprias vidas, inseridas no tecido social.

Sócrates, porém, acrescentou a esse debate público a conversa cordial com seus amigos. No mercado, no ginásio, no banquete, ele trazia à tona, nos seus diálogos, uma compreensão mais ampla, mais justa, mais bela e mais bem fundamentada.

O nosso “Debate de fato” quer ir além da erística; além da arenga intelectual e vã. Ele quer, mirando-se na filosofia - que é o amor pela sabedoria e a consciência de que não a possuímos – exercitar a dialética em busca de um conhecimento que tenha valor.

INSTRAGRAM

DEBATE 04: A Curva, projeções ou opiniões?

DEBATE 04: A Curva, projeções ou opiniões?

Prezado Leitor, Eu me chamo Pedro Cabral e o Debate de Fato de hoje é tem como tema "A Curva, projeções ou opiniões?" Eu e meus colegas de bancada, Catarina Rochamonte, filósofa, e Leonardo de Bayma, como eu, Advogado, não entendemos absolutamente nada sobre modelagem matemática, muito menos sobre modelagem matemática aplicada à disseminação de pandemia, como, suponho, a maioria dos que nos assistem. Mas entendemos que toda atividade humana é passível de erros, inclusive a atividade científica, e principalmente a atividade do governo. Entendemos também que as restrições de distanciamento social impostas pelo governo do estado do Ceará, levando em consideração as projeções de modelos matemáticos, são sérias restrições às liberdades civis e acarretam graves consequências humanitárias e econômicas, se é que são consequências distintas. Fatos que naturalmente nos sugerem inquietações sobre a real adequação do modelo pressuposto à nossa realidade e se as previsões suportadas nele têm apresentado acurácia que justifiquem a alarmante declaração do Ilmo. Senhor Secretário Saúde, segundo o qual, noticia a imprensa, em maio teremos 250 mortes diária por covid19 e que, hoje, dia 21.04.2020, o sistema de saúde local estaria saturado, sem leitos de UTI. Por isso cá estamos com convidados que são especialistas no assunto: O Professor Valberto Feitosa; O Médico José Carlos Pompeu; e, O Professor José Carlos Parente. Assista.
DEBATE 01: Um vírus entre a Democracia e o Totalitarismo

DEBATE 01: Um vírus entre a Democracia e o Totalitarismo

... Durante os últimos meses de 2019 e os dois primeiros de 2020, os brasileiros viram as notícias do surto de gripe causada pelo Coronavírus se expandir desde interior da China e avançar rumo ao ocidente com velocidade assombrosa, causando colapso de sistemas de saúde de países europeus numa situação somente comparável à da segunda guerra mundial, porém sem muita preocupação, afinal, havia o carnaval. Bem, aí, o vírus chegou e, como já é praxe, o brasileiro passou do desleixo ao desespero, com a velocidade de um piscar de olhos, clamando aos políticos e burocratas por medidas que resguardassem a sua própria saúde. Ao invés de tomar as precauções pessoais devidas, o brasileiro pede aos governantes que imponham quarentena; ao invés de evitar viajar por si, o brasileiro pede aos governantes que fechem as estradas. E, governantes, que são políticos, claro, atendem o pedido do “povo” exacerbando seus poderes, impondo restrições, proibições e punições extraordinárias a quem os desobedecer. E podem ter certeza, quando a matéria é punir o fraco, o pequenino, os governantes são exemplo de eficiência! O enredo se repete na história, eles começam mansos, cheios de preocupação com o bem-estar de toda a população, transbordando compaixão e dor para com o grave momento pelo qual passa a população mais vulnerável... Mas logo o discurso assume tom mas grave e austero para com aqueles que não comungam de suas graves preocupações e ousam questionar os rumos que eles querem dar à vida dos governados... (Trecho da introdução ao debate feito por Pedro Cabral)

debatedores

79420996_2436900566530942_77073908693383

Pedro

Cabral

Advogado e Professor

e Mestre em Direito

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
WhatsApp Image 2020-03-28 at 09.51.04.jp

Catarina Rochamonte

Professora Doutora

em Filosofia

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
WhatsApp Image 2020-03-28 at 09.40.32.jp

Leonardo Bayma

Advogado, Consultor Político

e Doutorando em ciência Política

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page